89
Nos três últimos governos nós realizamos reportagens falando do péssimo serviço, que o monopólio da Auto Viação Maravilha presta ao povo de Itaboraí. Mas parece que piora a cada ano, e a precarização é visível nós ônibus circulando na cidade, isso enquanto em Niterói, São Gonçalo e Maricá já com padronização com ar condicionado.
Uma das grandes reclamações é o desrespeito aos horários, que ninguém sabe mais quando pegar o ônibus em distritos como Porto das Caixas e Visconde por exemplo. Outra reclamação, muito comum é o desrespeito ao itinerário, lugares como Itambi/Vila/ Estrada da Ferla/ Posse, que principalmente pós chuva tem seu percurso desviado ou simplesmente retirados.
“É preciso que o contrato seja respeitado, e que novos itinerários sejam criados” disse o vereador Ramon Vieira que a muito tempo vem apresentando indicações inutilmente. A Comissão Parlamentar de Transporte da Câmara de Vereadores, parece conviver com essa situação, nem mesmo audiências públicas foram feitas. Não sabemos se a Prefeitura convive com a situação, pelo fato da “Maravilha” alegar assim como a São Geraldo em Rio Bonito, uma situação de crise e possível falência, fato que faz com que não se possa exigir transformações no sistema. Para muito essas alegações é uma velha tática das empresas de ônibus, com a finalidade de forçar o aumento das passagens, nesse caso a Prefeitura deveria acampar o monopólio.