Conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos, e mostrar que os transplantados podem praticar esporte. Esses são os objetivos da Remada Verde, que aconteceu na manhã deste sábado (28), na Praia da Urca, na Zona Sul do Rio. O evento reuniu diversos transplantados, incluindo crianças e adolescentes. Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa está ligada ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado ontem.
“A Remada Verde é um projeto essencial para educar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. É fundamental o diálogo entre os familiares para aumentar o número de doadores” ressalta Renato de Paula, PhD em bioquímica médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em neurociência pelo Imperial College London, da Inglaterra.
Para a psicóloga Rejane Coelho, remadora e ativista da causa, o evento celebra a vida e o renascimento dos transplantados:
“Realizamos a terceira edição do Remada Verde e o sentimento é de gratidão. É muito emocionante conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Acredito que este foi o propósito dos quase 170 inscritos”.