
Com o enredo mais polêmico do Carnaval Carioca 2025, a Porto da Pedra irá homenagear as Prostitutas ao longo da humanidade, num enredo por direitos, contra o preconceito, e mostrando uma genealogia da profissão mais antiga do mundo.
E para coroar esse enredo revolucionário, que vai gerar debates entre o atraso mental dos conservadores, e a visão libertadora dos progressistas, a líder das “Putas”, Lourdes Barreto, premiada como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC, então fez contatos com o carnavalesco Mauro Quintaes, para ajudar a Escola de Samba tanto intelectualmente, quanto com a mobilização entre as Prostitutas em todo Brasil.
Conforme seu livro “uma Puta Biografia”, Lourdes saiu de casa aos 14 anos após abusos e virou profissional do sexo, e começou em 1950 um movimento para integrar, representar e mobilizar as prostitutas no Pará, já em 1987 fundou a Rede Brasileira de Prostituta, e lutou contra a disseminação da AIDS junto ao seguimento, por direitos, liberdade sexual e combate ao preconceito. 1ª na América Latina … até hoje Lourdes atua com 82 anos de idade, é muito respeitada mundo a fora.
Pelo visto a Porto da Pedra, que ainda não apresentou a sinopse do Enredo, mas que tem tudo para ser bem embasada e conscientizador. Assim como Joãozinho trinta, Mauro Quintaes coloca a escola de samba, e o carnaval carioca como um mecanismo de defesa de minorias, pela educação das massas. Transpondo e transformando conceitos, para o bem da civilização brasileira.
