O risco está sobre o olhar de todos, e o perigo eminente. As fiações do Centro de São Gonçalo assustam a todos, com fios vira e mexe caindo, e pondo motociclistas e perigo e pedestres em perigo. Além de uma poluição visual imensa para o Centro de uma Metrópole …atrapalhando também grandes eventos com Trio Elétricos.
Mas ontem, 12 de Dezembro, pela manhã aconteceu explosões de 2 transformadores, e posterior incêndio da fiação embolada ao redor. O fato foi um alerta, já que pois em risco um grupo de pessoas que aguardavam o sinal de trânsito fechar, para atravessar na faixa de pedestres bem na esquina das movimentadas ruas Carlos Gianeli com Feliciano Sodré, ao lado da loja Pernambucana.
Todos saíram correndo para não serem eletrocutados ou queimados, sendo que uma senhora com problemas de locomoção caiu e imediatamente foi socorrida pelos demais pedestres, em fuga. Por sorte apenas essa senhora se machucou levemente.
A Enel dona do poste declarou que, os postes são de uso de muitas companhias de Internet e telefônica por décadas, e que não pode impedir o seu uso por força de leis. A situação da explosão nos remete, como está velha as redes de transmissão administrada pela Enel, que vive dando sustos e problemas. E a total falta de administração dos postes pela companhia Italiana.
Os poderes públicos parecem se acomodar diante desse abandono, tanto as agências fiscalizadoras, Governo do Estado, Municipal e principalmente Federal (dono da concessão). É bom lembrar que há suspeitas, da Enel patrocinar extra-oficial, campanhas eleitorais, afins de não ser fiscalizado seu contrato.