Início » ESTADO DESTRÓI MONUMENTO EM ITABORAÍ

ESTADO DESTRÓI MONUMENTO EM ITABORAÍ

Por Aloisio Reis
0 comentário 3,4K Visualizações

Nossa redação recebeu, com indignação, a notícia, via WhatsApp, da derrubada do obelisco da Avenida São Miguel, no bairro São Joaquim, em Itaboraí.

Conforme o Instituto Histórico e Geográfico de Itaboraí, o monumento é um marco histórico da implantação do loteamento da secular Fazenda São Joaquim, propriedade foreira da Conservatória dos Índios de São Barnabé, instituída por volta de 1579.

Supostamente, o obelisco, até então símbolo do bairro foi derrubado, pela empresa que presta serviço ao Estado do Rio de Janeiro, responsável pelas obras de drenagem e pavimentação da avenida, sem aviso prévio à comunidade ou aos órgãos competentes municipais. Um crime a memória!!

Mesmo sem possuir proteção legal (tombamento), o monumento tem alta relevância cultural e afetiva para os moradores do bairro São Joaquim.

Além disso, o obelisco, em momento algum, inviabiliza a importante obra de drenagem e pavimentação da avenida.

Os moradores, a sociedade Itaboriense e o IHGI, solicitam que a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Obras, responsável por fiscalizar as obras, determine a restauração e redimensionamento do obelisco no início da Avenida São Miguel, como forma de respeito à tradição, identidade e sentimento de pertencimento dos moradores locais.

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Rua Jornalismo