Início » Disputa pelo comando do PT Caxias faz $$$ aparecer

Disputa pelo comando do PT Caxias faz $$$ aparecer

Por Aloisio Reis
0 comentário 8,9K Visualizações

Às vésperas do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), marcado para domingo (06/07), o bicho está pegando em diversas cidades. Entre elas, Duque de Caxias, com 14.038 filiados ao PT, sendo 3.672 novos “militantes” entrado no processo de filiação deste ano.

A cidade da Baixada Fluminense é onde um velho conhecido da política, Celso Pansera, faz suas articulações e barganhas (inclusive o próprio já teve um restaurante com esse nome). Um meme viralizou esta semana, colocando o ex-deputado federal e atual presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) vestido de Silvio Santos, distribuindo aviõezinhos de dinheiro. Na “brincadeira”, a frase icônica do famoso apresentador, “Quem quer dinheiro?”, acompanhada da legenda “Pansera distribui grana e cargos na cidade de Maricá pra garantir a Presidência e vagas na Executiva municipal do PT Caxias”.

Eleger sua candidata à presidência do PT Caxias, Rute Alves, é uma questão de honra para Pansera. Isso porque o petista travou uma verdadeira guerra contra a atual dirigente, Aline Rangel — do grupo de André Ceciliano, ela apoia o candidato Manoel Ramos da Silva, o Black do PT, ex-presidente do Diretório. O desconforto no PT Caxias entre a atual dirigente e Celso Pansera vem desde que ela o enfrentou publicamente, acusando-o de misoginia e machismo.

O caso ocorreu em 2020, quando, durante uma reunião do Diretório Municipal, segundo o relato divulgado em carta da presidente do PT Caxias, Pansera teria agredido verbalmente a dirigente partidária. Aline Rangel divulgou a carta e teve o apoio do PT Nacional, com as bênçãos inclusive da presidente Gleisi Hoffmann. Veja a íntegra da publicação nesta reportagem: https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/celso-pansera-negocia-com-familia-reis-vaga-na-camara-municipal

O PED deste ano revelou também um lado sombrio da disputa. Um debate com os presidenciáveis municipais do PT Caxias virou caso de polícia. Um deles, Bruno Leonardo, foi ameaçado por um aliado do grupo de Pansera. 

https://www.jornaldarepublicaonline.com.br/noticia/candidato-a-presidente-do-pt-de-caxias-sofre-ameaca-de-militante-do-grupo-de-quaqua-apos-denuciar-compra-de-voto-por-100-reais-em-debate-do-partido

*ICTIM abriga aliados políticos de Pansera*

Embora presidindo a Codemar, é no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) que Pansera mantém o controle, ocupando os cargos com seus aliados políticos. Para quem não lembra, ele presidiu o órgão de janeiro/2020 a março/2023.

Por lá, tanto funcionários em cargos comissionados, quanto servidores de carreira estão incomodados com a presença excessiva do que chamam de “forasteiros”. 

Um deles disse: “Sim, aqui tem muita gente de Caxias espalhada pelas organizações sociais contratadas pelo ICTIM e aqui mesmo na sede, principalmente nas diretorias dos diretores que são do grupo do Pansera”.

Outro contou que essas indicações têm regime de trabalho diferenciado. “Esses forasteiros vêm pra Maricá, ocupam os cargos e a verdade é que não trabalham, tá? O Pansera lotou isso aqui de gente que não aparece nem duas vezes por semana. E digo mesmo porque todo mundo já sabe, tem assessor da presidência, tem cunhado do Pansera, tem ex-mulher dele, gato, cachorro e papagaio”, esbravejou.

A ex-esposa em questão é Marcia Cristina Santana de Souza, atual diretora de Administração do ICTIM, com quem Pansera tem um filho. De acordo com o site da instituição, a gestora é servidora de carreira da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), onde, curiosamente, Pansera também já foi presidente. 

Para quem não lembra, depois da Faetec, Celso Pansera se elegeu deputado federal, mas ficou mesmo no primeiro e único mandato. Nas Eleições 2018, saiu derrotado das urnas, com pouco mais de 15 mil votos. Nas Eleições 2024, também não conseguiu unir forças nem para eleger seu vereador Bruno Bbzão. Sua “liderança” chegou a míseros 1.895 votos, mostrando a pouca força política de Pansera em Caxias, conforme o Última Hora Online já noticiou.

Assim como seu líder Quaquá, Pansera vem demonstrando ser daqueles petistas vermelho por fora e verde e amarelo por dentro. Deu mais uma bola fora ao tentar articular com a família Reis uma possível secretaria municipal para Andreia Zito, filha do ex-prefeito Zito e única vereadora eleita na chapa. É que com a filha de Zito como secretária, seu vereador sairia da suplência e assumiria o mandato.

Mas o que conseguiu nessa trama obscura foi irritar a vereadora Andreia Zito, que veio à mídia se pronunciar para desmentir essa possibilidade.

Relembre: https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/celso-pansera-negocia-com-familia-reis-vaga-na-camara-municipal

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Rua Jornalismo