96
Após diversas denuncias nossas sobre a Praia das Pedrinhas, aliás, só nós denunciamos o abandono do lugar. É preciso uma mobilização nas Redes Sociais dos frequentadores para que haja interesse do poder público…
Depois de nossa última reportagem, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Afoncinho, nos enviou documentos que mostram que a Prefeitura está agindo, solicitando ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente) que intervenha no lugar com Urgência, já que a Marina é de sua competência do órgão, em relação aos aterros ilegais da faixa de areia pelos comerciantes.
Porém, há sim competência da Prefeitura pela postura no comércio ilegal fixo no calçadão, que se multiplica, na manutenção da via principal esburacada, na capina e limpeza de ponta a ponta, e em cobrar uma providência da Águas do Rio sobre o esgoto jogado na praia, que gera mau cheiro na maré baixa.
A Praia das Pedrinhas é o único ponto verdadeiramente considerado Turístico em São Gonçalo, e frequentado por milhares de pessoas nos sábados e domingos. Já que a falta de segurança nas praias da beira, luz e São João afastaram as famílias, e se transformaram em resort dos traficantes, hoje não são mais frequentadas, um deserto. Outros como as APAs e pontos Históricos não tem política de valorização turística, por isso não são de interesse do povo.
O Governo Municipal tem R$6 milhões para revitalizar a orla, porém, se a prefeitura alega até hoje que não pode intervir sem autorização do Estado; Como vai revitalizar sem recuperar a faixa de areia dos aterros? Como vai retirar a faixa de entulhos que polui o visual com a maré baixa?